Seu médico é especialista em esportes?

Atualizado: há 3 dias

Muitas perguntas nos chegaram sobre esse assunto e achei importante esclarecer o que é legal e pertinente para a orientação dos atletas. Basta procurar nas mídias o título Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte que encontramos de tudo escrevendo e ensinando sobre essa especialidade médica, mesmo não sendo.


Para esclarecer aos leitores, a Medicina do Esporte é uma especialidade médica oficial como a Cardiologia, a Cirurgia Plástica e outras, todas regulamentadas por Lei federal no Conselho Federal de Medicina e regidas pelo Código de Ética Médica. Quem não for médico e divulgar que exerce medicina esportiva está em exercício ilegal de profissão, sendo a bem da verdade um caso de polícia. Está claro quando um médico utiliza ou ensina em “Cursos” atos e tratamentos proibidos pelo CFM, como por exemplo prescrever esteroides anabolizantes para fins estéticos ou só de ganho de força muscular, sem doença firmemente constatada, incorre em grave ato antiético.




A Medicina do Esporte pressupõe que seja o profissional seja médico e não de outra profissão. Pela Constituição Brasileira, qualquer médico com CRM regular, pode exercer qualquer área da Medicina, porém só pode divulgar ser especialista se estiver registrado como tal, no Conselho Regional de Medicina e isto é facilmente conferido por qualquer um que acesse o site, por exemplo do www.cremesp.org.br, se for de São Paulo.


A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE) descobriu uma séria deturpação de algumas clinicas de Medicina Esportiva ou algo parecido, elas contratam um médico não especialista para atender os clientes, que a procuram na boa fé de estarem sendo atendidos por um especialista em medicina do esporte. Ele, evidente, pode atender como médico, mas tem que deixar bem claro não ser especialista em Medicina do Esporte. Aliás, esta regra serve para qualquer especialidade.


Para ajudar a descobrir se estão sendo enganados ou que estão usando medicações proibidas geralmente manipuladas, com riscos de efeitos colaterais. Situações suspeitas de alguma infração médica, como falsos especialistas, a SBMEE colocou à disposição dos médicos e do público em geral um e-mail, de contato totalmente sigiloso (pode ser inclusive anônimo), que será recebido por uma comissão designada só para isso e que irá averiguar os fatos e encaminhados se necessário para o CRM de cada Estado: sbmee.etica@medicinadoesporte.org.br.


Para informação pública, mesmo tendo cursado uma pós-graduação ou residência reconhecida pelo MEC, para poder divulgar que é especialista o médico é obrigado registrar essa especialização no CRM onde recebe um número de RQE Registro de Qualificação de Especialista, uma garantia de receber cuidados por profissional que teve formação adequada e reconhecida.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#nabilghorayeb #drnabil #Ipirangasp #cardiologia #novembroazul #cancerdeprostata #prevencao #medicodoesporte


Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png