Sedentarismo na pandemia está piorando às doenças crônicas

Verdade! Vivemos num país no mínimo difícil de entender. Uma grande parte quarentena, isolamento social, trabalhando em casa e outros nem emprego à distância, esportes coletivos suspensos, tema único e pouca distração.


Recomendações médicas: cuidados higiênicos sanitários, uso de máscaras em todo lugar que formos, apenas as tirar em casa e a única chance de bons resultados a VACINAÇÃO! Mas, qual devo procurar? A que estiver sendo fornecida pelas autoridades. Querer escolher não é , neste momento , da nossa alçada. Eu fui vacinado e ainda sem ter efeitos da segunda dose, tive o COVID, mas lhes digo, estado geral debilitado mas deu para perceber que foi menos agressivo. Na verdade sempre tem a genética de cada pessoa, isto é, depende do organismo de cada um.


Para os tratamentos médicos, seja em casa seja internado numa enfermaria, seja mais grave e necessite de UTI, os hospitais seguem atualmente novos protocolos, de acordo com a gravidade e diferentes dos tratamentos do ano passado agora são muito mais eficientes. Por isso se recomenda seguir o que o médico assistente prescrever, não vale a pena pressionar para prescrever isso ou aquilo.


E a tão recomendada atividade esportiva? Sem dúvida a maioria da população considera que suspender as atividades esportivas não fará falta! Esse erro de conceito escutei até de esportistas regulares... não podemos deixar para depois de jeito algum!

Repito de jeito algum abandonar exercícios que devem ser feitos mesmo em condições não ideais em casa ou outro local sem aglomerar.


O que temos visto é a piora das doenças crônicas como angina voltando, hipertensão arterial descontrolada, obesidade e insuficiência cardíaca, diabete e até arritmias que além da medicação, tinham nos exercícios físicos um braço importante do tratamento, curativo como o da manutenção da saúde além da como para força física que tanta diferença fará caso de ser infectado pelo COVID ou outras viroses.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#drnabilghorayeb #medicinadoesporte #cardiologistasp

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png