PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR NA MULHER

Um mito é achar que doenças cardiovasculares só afetam os homens mais velhos e pessoas de alto nível social. Ao contrário dessa crença essas doenças tiram vidas prematuramente e atingem igualmente as mulheres. O dia 14 de maio foi instituído pelo governo brasileiro em 2019 como o Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Cardiovasculares em Mulheres.


O risco dessas doenças nas mulheres é seriamente subestimado, pois, são as principais causas de morte e de deficiência física entre elas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares atingem uma em cada três mulheres, uma por minuto em todo globo.


É vital que elas aprendam a verdade sobre o seu risco cardiovascular e tomem as medidas preventivas para se proteger. E os hábitos de vida são fundamentais, como fazer atividade física pelo menos 180 minutos por semana, e nisso devemos incluir o que se considera da limpeza da casa, seguir uma alimentação menos gordurosa e saudável. Evitar o tabagismo sempre, o que inclui o cigarro eletrônico e o narguilé, monitorar e tratar doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. O sobrepeso de qualquer grau é algo que sempre assustou a mulher, porém, do ponto de vista estético, quando na verdade médica, é um fator de risco que propicia outras doenças clínicas crônicas. Motivo duplo para atenção.



O estresse, visível numa imensa quantidade de mulheres, se deve ao seu papel fundamental numa família, onde tudo e todos a preocupam, esquecendo do próprio corpo, até que surjam os sintomas das doenças. Devemos sugerir a elas algo que sirva como um verdadeiro fio terra, para descarregar esse estresse como os exercícios físicos regulares, fora das atividades domesticas. Os tratamentos psicoterápicos e medicamentos apropriados são indicados quando necessários e somente com prescrição médica.



Apesar de compreensivamente a mulher ter muito mais medo do câncer, contudo, as doenças cardiovasculares são as mais presentes nelas e muito pouco controladas. Enfim devemos encarar a prevenção como algo fundamental para uma vida longa, saudável e feliz.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte




#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #cardioesporte #cardiologistadoesporte

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png