Jogador dinamarquês Christian Eriksen, sofre parada cardíaca durante partida de futebol

Mais uma vez uma parada cardíaca de um atleta ao vivo e a cores na TV causa furor. Sabemos ser raro e extremamente raro esse acontecimento que ocorre num símbolo de saúde que é o atleta moderno, no caso um dos melhores jogadores da Dinamarcao Eriksen que jogou na Inglaterra e segundo as informações médicas nunca teve problemas cardíacos, com seus exames sempre normais.
O que houve então, pelo que soubemos de mensagens trocadas com colegas europeus, a possibilidade de ter tido COVID-19 em março deste ano na Itália onde está radicado jogando, foi considerada.
Sem dúvida a parada cardíaca que ocorreu ao final do primeiro tempo, sem sintomas prévios foi atendida por equipe de emergência que estava de prontidão e em meio minuto já estavam fazendo massagem cardíaca e em seguida usaram o Desfibrilador (DEA) com sucesso.
O que foi feito é o indicado, numa parada cardíaca sempre iniciar a massagem no local, nunca transportar a vítima sem estar viva, o que as pessoas sem conhecimento de uma ressuscitação cardiopulmonar costumam fazer. Hoje em dia nem precisam fazer respiração boca a boca e apenas as massagens já ajudam a salvar uma vítima.
Aguardemos as notícias futuras com detalhes das causas e da evolução deste caso tão chocante para que assiste um esporte de atletas símbolos de saúde.
Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte