MORTE SÚBITA DE JOVENS

Nesta semana tivemos notícia de duas mortes súbitas de jovens, um atleta (FM) com 31 anos e um baterista de uma banda brasileira (BB) com 34 anos. As notícias apenas informam que tiveram a parada cardiorrespiratória inesperada. Ambos eram aparentemente sadios e com ótima capacidade física. A imprensa repercutiu a surpresa dos fatos e recebemos dezenas de perguntas como pode isso acontecer.


Várias matérias já fizemos sobre o terrível tema da Morte Súbita de jovens, a maioria atletas, esportistas e praticantes de atividades físicas em geral. O que se sabe do ponto de vista médico é que nada ocorre por acaso nem é uma fatalidade, ao se estudar dezenas de casos semelhantes no mundo e no Brasil, se constatam as coincidências que nos levam aos possíveis diagnósticos das causas.


As causas cardíacas têm um dado forte que é a idade como forte pista das possíveis causas de uma morte súbita de um indivíduo atleta ou esportista ou apenas bem ativo. Usamos na Medicina do Esporte como na Cardiologia idade abaixo de 35 anos e acima dessa idade.


Abaixo dos 35 anos as mais frequentes causas são as doenças genéticas e as doenças congênitas (que ocorrem durante a gestação) e acima dessa idade o Infarto do miocárdio é a causa em mais de 85% dos casos de morte súbita. As outras causas têm como gatilho:

1- Certas doenças: Anemia Falciforme, Aneurisma Cerebral, DPOC-Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Tromboembolia Pulmonar

2- Fatores ambientais extremos como a hipertermia, desidratação, hipotermia,

3- Consumo de drogas ilícitas e proibidas,

4- Uso de substâncias lícitas como os hormônios, sem necessidade médica.


Por isso não consideramos a morte súbita num esporte ou numa atividade física uma fatalidade, como as inundações, terremotos, raios, furacões etc. e sim ela é um verdadeiro paradoxo, por ocorrer num jovem forte aparentemente sadio.


Muitas pessoas que sofreram essa morte, desconheciam ter alguma doença, outras simplesmente sempre negavam a importância de uma doença, outras participavam de situações de alto risco, as práticas esportivas extremas fisicamente.


O que podemos deixar para todos é que uma boa e competente avaliação médica, um acompanhamento próximo nas atividades físicas ou esportivas extenuantes poderemos ajudar evitar um evento triste e grave.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#nabilghorayeb #cardioesporte #cardiologia #cardiologist #cardiologiadoesporte #medicinadoesporte #dantepazzanese#hcor #saopaulo #ipiranga #esporte #checkup #coracao #pandemia


31 visualizações

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png