Mortalidade por DCV aumentou na Quarentena

O que se sabia aumentou muito nesta época de pandemia do COVID- 19, as doenças cardiovasculares e mortes, que além da medicação são dependentes do controle rigoroso dos fatores de risco. Elas tiveram uma elevação significativa de sua incidência quando comparada com um ano atrás, no primeiro levantamento feito pelo novo módulo do Portal da Transparência lançado neste fim de junho mostrando os óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil.


O Portal foi criado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e já registrou um aumento surpreendente de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares entre 16 de março, início da quarentena por causa da pandemia da covid-19, até 31 de maio, e comparadas com o mesmo período de 2019.


Esse registro mostrou a preocupante situação, claramente nada saudável do abandono dos cuidados preventivos, onde fator de risco sedentarismo venceu nessas estatísticas! A explicação em nossa opinião foi clara:

1-a falta da gostosa liberdade de se exercitar ao ar livre.

2-a beleza e o de prazer em estar entre as árvores e plantas.

3-a parceria dos amigos.

4-a falta da orientação presencial tão importante do personal e ou da assessoria de corridas.

5-a forte tentação de “puxar uma preguiça física” em casa.


Temos que reforçar as recomendações para que se façam as atividades físicas, desde exercícios aeróbicos simples que já faziam antes da quarentena ou usar aplicativos confiáveis de profissionais habilitados pelo CREF do seu Estado (conferir no site profissional). Procure em sua casa, associar as modalidades: caminhadas, fortalecimento muscular com pesos e alongamentos. Sabemos que ajudam na manutenção da pressão arterial, diabete e obesidade além de elevar o HDL colesterol. A tudo isto tem o importante fator emocional, que melhora muito com as atividades físicas regulares. Faça contato com seu médico caso já tenha passado meses da última consulta, isto fará a diferença. Se tiver sintomas mesmo leves procure seu médico ou então vá ao pronto socorro que costuma ir ou que tem direito ser atendido. As notícias relatadas demonstram que o próprio paciente é que pode se ajudar não ter progressão ruim da sua doença crônica, seja ela hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença das coronárias, arritmia cardíaca, diabete e outras metabólicas e mesmo as oncológicas.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


#nabilghorayeb #cardioesporte #cardiologia #cardiologist #cardiologiadoesporte #medicinadoesporte #dantepazzanese#hcor #saopaulo #ipiranga #esporte #checkup #coracao #coronavirus #cardiopatia #quarentena #planodesaude #consultas


0 visualização

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png