MANTER-SE ATIVO PREVINE DOENÇAS

No momento que vivemos, tudo contribui para nos tornar sedentários. Como se sabe, as doenças cardiovasculares e as cérebro-mentais são muito dependentes dos hábitos de vida, desde os alimentares como os relacionados ao trabalho físico e intelectual, e sem dúvida até a frequente falta de tempo para o lazer.


Com a pandemia de COVID-19 ocorreu a piora das doenças crônicas em geral, que estavam controladas, e uma das consequênci

as imediatas foi o sedentarismo, quase não percebido pelas pessoas. Os adiamentos das consultas clínicas habituais dificultarão a possível cura ou mesmo mudança no tratamento. Muitos ficaram mais de um ano sem retornar à consulta médica regular, provocando o avanço da doença que estava controlada e o pior, as pessoas adquiriram o hábito da vida sedentária.


Neste fim de ano teremos que nos adaptar ao chamado NOVO NORMAL DA VIDA, começando com os cuidados preventivos contra a COVID-19 conforme as autoridades sanitárias, desde vacinação completa e reforço, como as novas formas de trabalhar (presencial ou não) e no tipo de lazer, agora mais cuidadoso.


A vacinação foi eficiente para diminuir os casos graves da pandemia, e apenas uma pequena porcentagem da população será afetada pelas complicações.

O alerta real foram as doenças crônicas, pois ocorreu aumento de casos de Hipertensão Arterial complicada por Derrame e Infarto do miocárdio, descontrole do diabete por erros na alimentação.


Não se esqueçam, vamos voltar às atividades físicas leves a moderadas!

11 visualizações0 comentário
WhatsApp_Logo-Transparente.png