HORMÔNIOS DESNECESSÁRIOS SÃO PERIGOSOS

Tenho certeza que não poucas vezes já lhe ofereceram “suplementos”, na verdade hormônios (esteroides anabolizantes, testosterona e GH), em comprimidos, injetáveis ou em gel, para ganho e/ou definição da musculatura e assim obter mais força com resultados estéticos espetaculares no homem e na mulher.




Não apenas os leigos, mas também “certos médicos”, chegam a dizer que não fazem mal algum se usados em ciclos semanais curtos. Enfim, hoje existem muitas maneiras de se conseguir esses hormônios, inclusive pela internet.

Tanto do ponto de vista policial como da legislação ética médica, o uso para finalidades estéticas e de ganho de força é proibido pelo Conselho Federal de Medicina e sua comercialização sem prescrição médica é crime no Código Penal.


Essas substâncias são medicamentos com finalidades específicas de certas doenças e seu uso é restrito e cuidadoso, porém as alterações causadas pelos hormônios em pessoas que não tem indicação médica formal para usá-los, são profundas e de alto risco, tanto agudo quanto crônico.


O colesterol ruim (LDL) se eleva, o colesterol bom (HDL) cai drasticamente, quase sempre se desenvolve a hipertensão arterial, com tudo isso aumenta o risco de infarto e de derrame cerebral. Todos esses fenômenos graves estão relatados nos Congressos Médicos e nas revistas médicas nacionais e internacionais. Efeitos colaterais do uso inadequado, no fígado, causa lesões que levam à futura cirrose, alterações na coagulação sanguínea tanto para hemorragias como para tromboses além da evolução para câncer hepático. Do ponto de vista dos genitais temos visto atrofia dos testículos e dos ovários.


Quanto ao GH – hormônio de crescimento de uso muito difundido entre as mulheres para rejuvenescer, pode levar a riscos sérios de câncer de mamas, ovários e da próstata.

De outubro de 2021 até abril 2022 tivemos noticiado pela agência Reuther que 05 fisiculturistas norte americanos vieram a falecer, todos com menos de 40 anos, pelo uso indiscriminado de esteroides anabolizantes. Nós, principalmente médicos do esporte, cardiologistas e outras especialidades ligadas ao esporte e exercício físico continuamos a luta contra esses abusos dos hormônios com finalidades não médicas.


As mortes são esquecidas e as pessoas são enganadas quanto ao risco. Essas substâncias tão importantes para certas doenças ficam desacreditadas quando mal usadas.


Nas dúvidas, fale com seu médico de confiança, antes de utilizar essas substâncias hormonais desnecessariamente e ter complicações na sua Saúde.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #cardioesporte #cardiologistadoesporte

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png