ATLETAS TÊM PIOR O COVID-19 DEVIDO A SUPLEMENTOS HORMONAIS DESNECESSÁRIOS

Os hormônios androgênicos desempenham um papel fundamental na gravidade da COVID-19, induzindo tanto o receptor ACE-2 ao qual o SARS-CoV-2 se liga para ganhar entrada na célula, quanto TMPRS22, a protease transmembrana que prepara a proteína viral spike para a infecção (https://doi.org/10.1530/ERC-20-0439 https://erc.bioscientifica.com © 2021 Society for Endocrinology GB)


O hormônio DHEA é muito utilizado por homens para o declínio relacionado à idade como substância controlada. O fato é que o DHEA é um inibidor extremamente potente da glicose-6- fosfato desidrogenase (G6PD), isto tem relevância particular para COVID-19 porque células humanas deficientes em G6PD demonstraram ser excepcionalmente sensíveis à infecção por coronavírus humano. Esse hormônio é atraído pela gordura (lipofílico) e passa livremente pelas células.


Durante essa terrível pandemia, a disponibilidade irrestrita de DHEA oral como não pode ser considerada segura e essa desconfiança de que pode contribuir para a gravidade da COVID-19 nos serve de alerta.


As pessoas que costumam usar suplementos hormonais para situações que não são de doença, apenas de estética, podem questionar quem receitou e ao menos abandonem essas terapias enquanto não estiverem certos de que não terão COVID-19


Atitudes preventivas são muito importantes neste momento, manter seus exercícios físicos e distanciamento sanitário é obrigatório e farão a diferença por muito tempo.

Insistimos que nessa onda tão avassaladora da pandemia, o que fizermos de prevenção das infecções virais seja COVID, seja INFLUENZA (gripe comum) sejam as doenças crônicas, sem mágicas ou tratamentos não validados, poderemos sim determinar nosso futuro quanto à Saúde e para uma Vida longa com qualidade.


Inalação com água oxigenada, medicações não comprovadas, tratamentos alternativos não deveriam fazer parte de quaisquer discussões, porque só quem vive na linha de frente pode afirmar que os tratamentos atuais (2021) instituídos e recomendados pelas Sociedades Médicas Especializada focam a cura das complicações e sequelas da virose COVID-19


Se manter longe de comportamentos de risco é a nossa única saída até a disponibilidade plena da VACINA.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #nabilghorayeb

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png