DIA NACIONAL DO ATLETA

No dia 21 de dezembro se comemorou o DIA NACIONAL do ATLETA, criado em agosto de 1961 e aqui nesse nosso EUATLETA recebe diariamente informações qualificadas para quem se propõe praticar atividades esportivas competitivas ou atividades físicas para a saúde ou para tratamentos ou apenas exercícios de lazer. A palavra latina Lutador ou Atleta que vem do grego “áthlos” e significava aquele que luta ou combate nos jogos olímpicos solenes da Grécia e Roma antigas.


Como existem muitas controvérsias nessas terminologias, aqui quero apenas distinguir, como costumo fazer, o atleta como aquele federado ou de equipes que tem obrigações competitivas de vencer sendo profissional ou não, enquanto esportista é aquele que pratica esportes sem finalidades competitivas, apenas por prazer.


Nestes tempos complicados da pandemia, todos os atletas foram prejudicados na sua preparação e na sua manutenção da performance. Alguns casos esporádicos de atletas que contraíram a COVID-19 foram graves e infelizmente alguns outros casos (raros) acabaram complicados, principalmente na volta precipitada ao esporte e sem avaliação clínica nem devidos cuidados médicos em nosso país como no exterior. A imensa maioria de atletas, no entanto tiveram apenas a forma leve e nenhuma outra complicação ou mesmo sequela médica.


O atleta sempre deve ter em mente que sua carreira esportiva tem uma certeza a de que as lesões ortopédicas farão parte de sua vida e por isso alguns costumam dizer que Esporte não é Saúde e sim trabalho duro e desgaste físico, e para a maioria nem sequer salário digno. Porém, vários alcançam o ápice das conquistas e do importante retorno financeiro digno.


Um atleta não se forma espontaneamente como muitas pessoas ainda acreditam, além da qualidade inata precisamos SEMPRE de estrutura composta de inicialmente um médico do esporte, nutricionista, profissional de educação física e de um treinador qualificado. Não é exagero não, vejam os vitoriosos ... Neymar, Guga do tênis, Hortência e Paula do basquete, Maureen Maggi a saltadora campeã e do nosso saudoso campeão Airton Senna e outros.


Nada foi por acaso e posso testemunhar como médico de alguns deles, que treino duro era o padrão, desde a pré-adolescência de todos eles.

Nossas homenagens a TODOS os ATLETAS e porque não a todos os que escolheram o esporte como sua vida seja profissional ou lazer


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


#nabilghorayeb#drnabil#Ipirangasp#cardiologia#cardioesporte #medicodoesporte#sedentarismo#guerraaosedentarismo


Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png