Exercícios físicos só nos fins de semana, valem a pena?

Muitas opiniões sobre esse tema, e uma realidade de muitos: não tendo tempo durante a semana, partimos para grandes esforços físicos nos fins de semana.


Essa atitude faz parte do modo de pensar generalizado, apesar de notícias negativas em contrário. Várias pesquisas trouxeram algumas luzes para esses fatos.



A recomendação de, ao menos nos fins de semana, procurar fazer exercícios físicos moderados e suportáveis deve ser estimulada para todos, e de preferência fazer as atividades que a está acostumado. Uma simples caminhada ou um leve trote são eficientes não ultrapassando o limite do seu cansaço.


A ciência demonstrou que os benefícios do metabolismo de uma atividade física regular aparecem depois de 15 a 20 minutos de exercícios moderados e regulares e se mantém por algumas horas, não ultrapassando 48 horas e a perda de peso vai ocorrer com treinos de 60 a 70 minutos regulares.


Não se deve malhar intensamente, por ser só nos fins de semana, nessas condições podem ocorrer problemas clínicos cardiológicos e ortopédicos. Muitas pessoas tendem a compensar a falta de exercícios na semana, por exageros de intensidade e de volume dos exercícios no fim de semana. A sugestão é aumentar o tempo da caminhada ou do trote, por exemplo, sem aumentar a sua intensidade ou a dificuldade.


Por isso tudo que se recomenda treinar ao menos três a quatro dias da semana, praticando exercícios ou esportes. Se isso não for possível que se faça aquele mínimo de atividades no fim de semana, sem dúvida, melhor do que nada. Dificuldades para exercitar-se ou treinar durante a semana, use alternativas conhecidas como subir escadas pelo menos 03 andares ou caminhar 30 minutos por dia, onde for possível.


Devemos combater o sedentarismo, nosso grande inimigo, com atitudes efetivas no dia a dia, os fatores de risco para um envelhecimento danoso são conhecidos: a obesidade, o diabete, o colesterol elevado, a hipertensão arterial, o tabagismo e por fim o estresse. A atividade física moderada e regular é um braço efetivo dos tratamentos modernos de quase todas as doenças degenerativas e conjuntamente com as correções necessárias das doenças citadas, assim teremos o caminho atual para envelhecer com qualidade.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png