ESPORTES PARALÍMPICOS 2021

A história é emocionante e começa em 1945 com o neurocirurgião Dr L. Guttmann que decidiu oferecer um programa de reabilitação para os veteranos lesionados da Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra. Utilizamos o termo paratleta é um esportista que tem alguma deficiência física, visual, intelectual. Os que participam dos Jogos Paralímpicos são chamados de atletas paralímpicos.



A primeira competição paralímpica, com apenas 16 atletas, foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em julho de 1948. E apenas em 1960 em Roma ocorreram os primeiros Jogos Paralímpicos com 400 atletas de 23 países.


Os Jogos de 2021 em Tóquio terão 131 países e o Brasil terá o maior número, de atletas, serão 253 participantes e como todos os anteriores mostrarão a força de superação emocionante e confirmam o conhecimento científico de que um atleta ou esportista paralímpico tem mais resistência e rapidez que o sedentário, nas doenças agudas e crônicas. As adaptações dos corações dos atletas paraolímpicos são muito semelhantes às dos atletas normais. As avaliações médicas especializadas são globais, considerando o organismo como um todo, no aspecto das deficiências físicas e de outras doenças presentes com suas sequelas.


Os Jogos de 2012 foram a nossa consagração paralímpica, conseguimos a 7a colocação com 43 medalhas, sendo 21 de ouro. Dos 186 atletas mais de 85% foram beneficiários da bolsa atleta que continua até hoje, o que mostra a seriedade do trabalho.

A Diretriz em Cardiologia do Esporte publicada em 2013 pela Soc Bras de Cardiologia e Soc Bras de Medicina do Esporte é a única no mundo que contém orientações para a avaliação clínica e ortopédica de paratletas e esportistas com deficiências, a qual tive a honra ser editor com mais de 40 coautores brasileiros. Na verdade um trabalho árduo, mas gratificante ainda mais com o brilhante resultado brasileiro em Londres em 2012.


Sabemos agora que os atuais países líderes cresceram muito nessa área do esporte, porém esperamos que em 2016, cresçamos e nos emocionemos muito com o show de superação incrível dos paratletas, principalmente os brasileiros.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #cardioesporte #cardiologistadoesporte

15 visualizações0 comentário
WhatsApp_Logo-Transparente.png