Esporte todo dia, faz bem?

Atualizado: 2 de Dez de 2020

Esse é um tema cheio de polêmicas sem dúvida, os médicos sempre alertam para esse costume de muitos dedicados esportistas das mais variadas idades de se exercitar todos os dias da semana.


O que se pode explicar é muito claro para nós. Um atleta de elite profissional ou mesmo sem ser elite sendo profissional treina diariamente e muitas vezes dependendo do esporte com intensidade elevada, porém tem como foco a vitória esportiva e ganhos financeiros enormes.


Esses atletas tem uma equipe de retaguarda técnica esportiva e médica e mesmo assim a lesões são inexoráveis. Sabemos, por examinar esse tipo de atleta, quando ocorre algum problema ortopédico ou cardiológico logo ele é afastado, se inicia o tratamento e em seguida reorientado seu treinamento. Os próprios profissionais de educação física conseguem perceber quando algo de desastroso está por acontecer, além do mais o médico da equipe logo pede alguns exames de laboratórios entre eles o nível da CPK , assim detecta o que está acontecendo.


E nós esportistas não profissionais, alguns em nível de treinamento igual a de atleta de elite, junto com a imensa maioria de esportistas apenas com intenções de manter hábitos saudáveis ou pelo menos querendo evitar doenças e ter qualidade de vida podemos treinar firme todos os dias da semana?


Olhando apenas a atividade física regular a recomendação é a conhecida, praticar 150 minutos de exercícios aeróbicos regulares na intensidade MODERADA associados a exercícios de fortalecimento muscular principalmente para os adultos/idosos que estão sedentários e os indivíduos com sobrepeso/obesidade. Os treinados ou em forma e os mais jovens podemos recomendar 75 minutos de exercícios mais intensos. A frequência recomendada é de 3 a 4 dias por semana o que favorece dia de descanso entre os de treinamento.


Como dissemos, se você que ter nível competitivo, além do fisiologista profissional de educação física consulte seu médico do esporte, que esteja registrado como especialista no Conselho Regional de Medicina, é fácil checar isso, para não comprar gato por lebre, infelizmente muito comum hoje em dia.


O fato de treinar todos os dias numa academia ou por conta própria sem acompanhamento médico e fisiológico, traz um risco ortopédico e cardiológico confirmado e cada vez mais detectado pela medicina do esporte e pela cardiologia. Temos recebido esportistas com muitas arritmias e a única constatação clínica é o excesso de treinamento a que se submete há pelo menos 04 semanas.


Devemos chamar de Síndrome de Excesso de Treinamento, o que erradamente alguns ainda chamam de overtraining ou de supertreinamento porque parece algo super algo bom, na verdade é exatamente o contrário.


Não queremos falar mal dos exercícios e sim incentivar sua pratica regular, constante e por toda a vida. Não queremos que se parem os treinos por lesões ou arritmias decorrentes dos excessos. Desde a simples caminhada até a corrida tudo é saudável se for feito seguindo as normas que a Medicina estabeleceu nem só de fim de semana nem intensamente por todos os dias.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


#nabilghorayeb#drnabil#Ipirangasp#cardiologia#cardioesporte #medicodoesporte

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png