Esporte só de fim de semana, vale ou não?

Você já ouviu essa afirmação e dezenas de opiniões variadas sobre se isso é bom ou não. Vamos discutir essa situação tão frequente e sempre cheia de polêmicas, com base em constatações cientificas. Um conceito popular até entre profissionais da área da saúde diz que fazer qualquer exercício leve só no fim de semana é melhor do que nenhum exercício.


A nossa resposta é qual seria o benefício e para qual finalidade? A resposta é que esse pouco volume de exercícios num fim de semana, o consideramos movimentação com um bom efeito psicológico e suas consequências positivas no emocional do seu praticante. Sabemos que em geral as pessoas encontram amigos ou parceiros que os acompanham nessa oportunidade de exercitar-se aos fins de semana. Se a finalidade for ganhar saúde ou prevenção de doenças ... infelizmente exercitar-se no sábado e ou no domingo é insuficiente. Se fizer caminhadas de 60 minutos no sábado e domingo, consideramos ótimo exercício físico para a saúde, porém ele não perdura como todos gostariam.


Nestas alturas da nossa conversa, se apenas no fim de semana fizermos exercícios do tipo Pilates e outros para melhorar a flexibilidade, a força muscular vou melhorar a resistência cardiovascular, com isso vou me proteger de doenças como infarto do miocárdio, AVC e a senilidade cerebral?


Não, esse pouco tempo de exercícios não vamos sequer melhorar o desempenho físico que julgávamos conseguir, vamos apenas ter algum benefício ao deixar mais livres nossas articulações como joelhos, região coxofemoral e outras e fortalecimento muscular.


Afinal porque não temos bons resultados fazendo exercícios apenas nos fins de semana? A resposta está nas pesquisas pelo mundo afora sobre esse tema, as substâncias chamadas citosinas anti aterogênicas, que nos protegem da formação de placas de gordura, causa dos entupimentos arteriais, e que são produzidas pelo endotélio, um verdadeiro tapete ou camada interna das artérias que facilita a circulação do sangue nas artérias. A produção dessas substâncias aumenta quando fazemos exercícios físicos moderados, porém o problema é a duração delas na circulação até serem inativadas. O tempo médio dessa eficiência preventiva atinge 36 horas em média e por isso que seus efeitos benéficos não são duráveis para a manutenção e também para a prevenção das doenças degenerativas cardiológicas e cerebrais. O que fazer então? Faça seus exercícios de fim de semana, mas acrescente uma caminhada de meia hora por dia ou subida de três andares de escada por dia, cinco dias por semana.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


#nabilghorayeb #drnabil #Ipirangasp #cardiologia #novembroazul #cancerdeprostata #prevencao #medicodoesporte


8 visualizações

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png