Dia Mundial do Coração

A Federação Mundial do Coração escolheu o dia 29 de setembro como a data para se alertar sobre as doenças do coração, com apoio da OMS e da UNESCO para diminuir a alta incidência de mortes de causas cardíacas no mundo.


A maioria das pessoas até já sabe o que fazer, mas o que estamos vendo é o recrudescimento das mortes e invalidez exatamente por certo descaso com os conhecidos fatores de risco como os hábitos sedentários tão disseminados pelas comodidades da vida moderna, como também a epidemia de obesidade, e doenças crônicas como o diabete, hipertensão arterial, níveis elevados do colesterol ruim o LDL, tabagismo e suas variantes como o narguilé e o cigarros eletrônicos ainda presentes principalmente entre os jovens que não estão nem aí.


O que podemos dizer que está acontecendo, começando pelas práticas esportivas há um aumento porcentual discreto, mas constante de praticantes em relação à população em geral. O ciclismo nas metrópoles ganhou muita força no uso para se dirigir para o trabalho como também para o lazer, e se notou pelas circunstâncias recentes da pandemia, muitos passaram a evitar aglomerações do transporte público, e pela economia gerada por causa disso.


A obesidade uma doença em pleno crescimento causada pelos maus hábitos alimentares da pressa e da facilidade dos fast foods. A terrível pandemia do COVID- 19 mudou hábitos radicalmente, e a atividade física foi talvez a mais ou uma das mais prejudicadas, aliada ao fato da piora da obesidade infantil e como a adulta. A hipertensão arterial e as outras doenças cardiovasculares foram tratadas de modo irregular e insuficiente neste terrível ano, e isto está sendo constatado nos pronto socorros das cidades maiores, onde os pacientes que para lá se dirigiam antigamente eram encaminhados para tratamentos nas enfermarias ou quartos e agora vão do pronto-socorro diretamente para a UTI, causados pela piora clínica pelo relaxamento dos tratamentos na quarentena.


Tudo o que queremos é que o alerta do Dia Mundial do Coração seja ouvido e sirva para que as pessoas voltem aos hábitos saudáveis, reiniciando suas corridas e outras atividades esportivas, sendo mais atentos aos alimentos que consomem, corrigindo seus níveis de colesterol e da pressão arterial, enfim todos vivendo com saúde e abandonando as inutilidades, deixando o tabagismo e a raiva usando com mais frequência o que relaxa.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#nabilghorayeb #cardioesporte #cardiologia #cardiologist #cardiologiadoesporte #medicinadoesporte #dantepazzanese#hcor #saopaulo #ipiranga #esporte #checkup #coracao #pandemia #diamundialdocoracao


7 visualizações

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png