Dia Mundial da Atividade Física na Quarentena

Mudando de assunto, o dia 06 de abril no mundo todo, comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física, instituído ano atrás pela OMS – Organização Mundial da Saúde para incentivar a pratica de atividades físicas, quaisquer que sejam e onde sejam, mas para todas as pessoas. Evidente que nesses tempos difíceis e de quarentena, dezenas de postagens são feitas para nos ajudar e distrair. A ordem é evitar aglomerações para pratica esportiva seja ao ar livre ou em ambientes fechados.


Refletindo sobre qual programa de exercícios é o de melhor resultado, devemos escolher aquele que vai nos deixar mais confortável com melhor resultado no combate ao excesso de peso e a obesidade, prevenindo o aparecimento de doenças principalmente as cardiovasculares e outras crônicas degenerativas permitindo melhor controle da pressão arterial, aumentando a autoestima e reduzindo os níveis do estresse psicológico desta quarentena como na futura retomada de vida normal. Esse programa deve ter um mix de exercícios aeróbios moderados (durante o qual, você consegue falar) e fortalecimento muscular básico.


Imagino o contexto atual de isolamento social das diferentes famílias, onde temos idosos de risco, crianças e adolescentes 24 horas com os pais, indivíduos que moram sozinhos no seu canto, mas que recebiam amigos para um happy hour agora todos sofrendo esse isolamento por muitos dias. Os exercícios físicos são diferentes para cada grupo etário e como ajustar tudo isso?


Não existe a fórmula mágica para todos fazerem e sim o que cada um deve fazer para seu perfil. Seguem sugestões do meu “personal prof. Daniel Furquim Leite de Barros” @danielfurquim.


1- Debaixo do chuveiro pode fazer exercícios? Sim, com cuidado para não escorregar... e melhor priorizar o alongamento. 2-Abdominais? Fácil de fazer em muitos lugares, melhor escolher superfície firme para recostar como colchonete ou tapete. 3- Exercícios com pesos sim, mas se não os tenho? Use algumas frutas ou sacolas com alguns objetos caseiros.


O Dia Mundial da Atividade Física este ano será “indoor” ou melhor em nossas casas e temos que estimular sua execução e dividir espaços e às vezes os horários. Não nos esqueçamos de que a meta é atingir 150 minutos, no mínimo por semana, sem deixar mais do que 24 a 48 h entre os dias de atividade e os de descanso físico. Praticar diariamente segundo os especialistas não é o recomendável acima dos 40 anos.


Dr. Nabil Ghorayeb Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte #nabilghorayeb #cardioesporte #cardiologia #cardiologista #cardiologiadoesporte #medicinadoesporte #dantepazzanese #hcor #saopaulo #ipiranga #esporte #checkup #coracao #coronavirus #cardiopatia #quarentena #diamundialdaatividadefisica

0 visualização

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png