Dia internacional do Idoso

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Em 1991 a ONU para homenagear e chamar a atenção aos idosos instituiu o dia 01 de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o idoso como aquele indivíduo com 60 anos de idade ou mais, limite este válido apenas para os países em desenvolvimento, como o Brasil, pois nos países desenvolvidos o limite é 65 anos de idade. Em alguns países desenvolvidos como Itália e Japão o limite deve passar para 75 anos, pelo fato de inúmeros ainda continuam a trabalhar após essa idade além do mais vai aliviar a previdência social deles.

Em vários posts anteriores, comentamos as pesquisas que demonstraram a diminuição espetacular das doenças cardiovasculares e das degenerações neurológicas que ocorreu nos idosos ativos, exatamente os que praticavam atividades físicas de grau leve a moderado, desde uma simples caminhada diária de 30 minutos contínuos até os que praticavam corridas de rua na base de 03 a 05 km por vez , 04 a 05 vezes por semana. Nesse ritmo de treino os benefícios acontecem com o aumento de enzimas conhecidas como “aterosclerose protetoras”, produzidas pela capa interna dos vasos sanguíneos chamada de endotélio. O problema que temos é que esse benefício dura até 36 horas, portanto exercitar-se só no fim de semana não é o recomendado. A longo prazo, os resultados aparecem metabolicamente após 12 a 14 semanas de atividades físicas regulares.

Todos os idosos devem passar por uma avaliação clínica que objetiva detectar riscos cardiovasculares e outras limitações médicas, muito frequentes nessa faixa de idade. A recomendação é de estimular a pratica de exercícios aeróbicos: caminhar, correr, nadar ou pedalar porém, sempre associados ao treinamento de equilíbrio e de fortalecimento muscular e sob a orientação de um profissional de educação física e nos casos de doenças ou lesões, após o ortopedista definir o tratamento com o fisioterapeuta.

Atividades intelectuais e atividades sociais se somam às físicas, para completar o que é ideal para os atuais e futuros idosos. A quantidade de indivíduos “sênior” nas diversas profissões e a procura de preenchimento de vagas de trabalho com profissionais com idade acima dos 60 anos cresceu muito e deve continuar nesse ritmo, porém querem pessoas que também sejam ativas fisicamente, que servirão de exemplo aos outros pela vitalidade.


Nabil Ghorayeb


#nabil #nabilghorayeb #nabilghorayebcardiologia #nghorayeb #cardioesporte #cardiologiadoesporte #cardiologiageral #cardiologiapreventiva #cardiologia #medicinadoesporte #dantepazzanese #hcor #ipiranga #saopaulo #atividadefisica #esporte #checkup #checkupmedico #coracao #cardiovascular #corrida #corridaderua #atleta #esportista #consultamedica #consultacardiologica

0 visualização

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png