Corpo sarado nem sempre significa proteção para Saúde


Resolvi tocar nesse tema polêmico, pelo que temos visto nas várias mídias sociais de alguns profissionais da saúde e de ditos “terapeutas” sem qualquer qualificação universitária em saúde.


Essa terrível pandemia de COVID-19 mudou nossos comportamentos e relacionamentos sociais e profissionais. Nada será igual pelo mundo afora e o problema é que precisamos aprender a viver nesse novo planeta Terra. Nem sempre o novo é melhor e focando a atividade física e esportiva a necessidade de trabalho floresceu todo tipo de personagens e métodos de treinamento. A mostra de corpos sarados bem provavelmente ajustados em maravilhosos “foto shops” induzem nosso esportista a achar que precisa ficar daquele jeito ou mesmo que aquilo é sinônimo de Saúde plena.


A realidade é bem diferente, um número não desprezível de atletas em plena forma física foi acometido pelo COVID-19 e alguns casos evoluíram bem complicados, outros infelizmente vieram a falecer e aí que devemos alertar o nosso leitor esportista e mesmo o atleta federado ou profissional. O estado de saúde de cada um ajuda muito suportar uma doença além da característica genética pessoal, porém nessa pandemia a vida saudável e ativa fisicamente, um repouso reparador e alimentação sadia deve ser mantida, lembramos que estar com o corpo trincado e tomar suplementos vitamínicos indicados por não profissionais da saúde por ouvir falar para melhorar imunidade, não traz a desejada proteção contra as viroses existentes.


As vacinas contra o COVID-19 prioritária, como as contra a INFLUENZA e contra a PNEUMONIA são as que devemos tomar, sempre com 14 dias de distância uma da outra e o fato de estar “in shape” (ou em forma) não protege muita coisa. As medidas protetivas sanitárias obrigatórias, mascaras e desinfecção das mãos são as que nos protegem.


Exercícios físicos exagerados e muitas vezes não habituais não mudaram o curso das contaminações. Façam o que estão habituados a fazer e completem os 150 a 300 minutos semanais de atividades aeróbicas associadas aos exercícios de fortalecimento muscular em casa mesmo.


O foco é ser ativo e não esteticamente perfeito com abdome trincado e musculatura bem definida. Movimento é o nome do que temos que fazer e manter onde vivemos.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #nabilghorayeb

11 visualizações0 comentário
WhatsApp_Logo-Transparente.png