Como escolher um esporte para o meu filho?

Escolher um esporte para o filho é um desejo de muitos pais, em princípio visando a Saúde com essa pratica desde a infância, porque assim criariam o gosto pela vida ativa, como também o outro objetivo perseguido por muitas famílias, a oportunidade de crescer social e financeiramente caso ele tenha a sorte de ser um grande atleta.


Por onde começar? De início deixe para a própria criança escolher o esporte, oferecendo a ela a chance de conhecer alguns. As vezes a própria turminha dela já brincam e jogam com algum e isso pode ajudar. Existem escolinhas de esportes principalmente futebol e academias com várias opções.


Procure falar com o pediatra se está tudo bem e assim sendo que se faça um eletrocardiograma como exame recomendado como rotina. Alguns exames de sangue são sugeridos como hemograma e glicemia.


Outros exames como teste ergométrico e ecocardiograma não fazem parte da rotina, porém se o seu pediatra julgar necessário, aí sim podem fazer. Lembro que o teste ergométrico de crianças é um exame incomum e feito em lugares especializados com protocolos específicos para crianças.


Um fato preocupante nos chegou, o de que alguns pais ou responsáveis procuram certos profissionais da saúde chegam a utilizar de modo antiético e até criminoso, de esteroides anabolizantes e até hormônio de crescimento para produzirem crianças com biótipo maior possível artificialmente para serem selecionadas nas “peneiras” oficiais que existem por aí.


Nada de suplementos, vitaminas e outras “maravilhas” da internet. Se a criança não gosta do esporte que começou a praticar procure outro ao qual ele se adapte e forme sua turma. Se ela tem biótipo para basquete e não gosta, não insista, se ela tem sobrepeso não precisa malhar para emagrecer! Geralmente uma reeducação alimentar deve resolver.


O futebol é o esporte preferido pela maioria dos garotos e entre as meninas ainda é muito variável pois depende de gosto e adaptação, mas isso é apenas uma observação pessoal.


As recomendações muito sérias são a de que os pais estejam SEMPRE junto aos filhos e não devem deixá-los livres e soltos nunca. Os riscos de descaminhos são conhecidos e até a presença de pseudo empresários não tem sido rara. Não permitam essa situação e a manutenção da escolaridade em bom nível é mais importante do que qualquer outra na educação e no futuro dessa criança.


Escola, esporte e educação familiar formam o triângulo qualidade de vida para essa garotada. Não desprezem nenhum item e boa sorte para eles.


Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#nabil #drnabil #saopaulo #cardiologiasp #ipiranga #cardiologistaipiranga #esporteinfantil #esporteparacriancas #criancasnoesporte


Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png