ARRITMIA DO JOGADOR AGUERO DO BARCELONA

Com os dados da imprensa que se conhece, podemos dizer que o futebolista teve descoberto um problema de arritmia aos 16 anos sendo tratado com um procedimento chamado Ablação, uma espécie de cauterização feita por meio de cateteres.


É sabido que para alguns desses procedimentos, o sucesso gira ao redor de 90% o que significa que um estímulo como o do esporte de alto nível poderia eventualmente causar novo episódio de arritmia semelhante ao da adolescência ou então poderia ser uma simples taquicardia (pulsação acima de 100 batimentos por minuto) benigna.


Vale dizer que o esporte desse alto nível profissional tem como um risco, o aparecimento de arritmias, na maioria das vezes tratável e de baixo risco.


Vários atletas e ex-atletas acima dos 30 anos e numa intensidade elevada tiveram arritmias tratadas com sucesso. Na verdade, o maior problema são as arritmias causadas por cardiopatias do músculo cardíaco, genéticas como a miocardiopatia hipertrófica ou devida a uma virose como a atual COVID–19 ou outra virose, chamada miocardite.


Hoje em dia o tratamento é bastante favorável para a vida e cada caso deve ser estudado em relação à continuidade da atividade esportiva, e a intensidade dessa modalidade


O primeiro objetivo do tratamento é a vida e seu bem-estar, em seguida a continuidade da profissão e seu interesse econômico!


Muitos atletas que tiveram de abandonar a profissão esportiva não conseguiram se adaptar por não terem estrutura para um plano B, e isto realmente preocupa quem cuida e convive com um esportistas.


A avaliação pré-participação adequada, o atendimento especializado por profissionais com experiência e o cuidado com divulgação na mídia pelos possíveis danos na imagem profissional com palavras como: “acabado para o esporte” são fundamentais para a boa condução do caso.



Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#cardiologistasp #ipirangasp #medicinadoesporte #cardioesporte #cardiologistadoesporte

31 visualizações0 comentário
WhatsApp_Logo-Transparente.png