Agora é a hora, estamos a dois meses da S. Silvestre.

Pode parecer exagero, já falar da corrida mais famosa do fim de ano e do mundo, a nossa São Silvestre. Do ponto de vista de preparação física, já deve estar em franco treinamento imagino, porém quero lembrar da sua avaliação médica. Verdade que nesses pouco menos de 60 dias, parece bastante tempo, porém já se pode fazê-la com validade suficiente para participar da corrida matinal.


Primeiro o pessoal que nunca teve nem tem doença alguma, a maioria nem pensa em passar em consulta com o cardiologista ou com o médico do esporte. A moderna ciência e a diretriz brasileira em cardiologia do esporte recomendam que se faça ao menos a consulta e um eletrocardiograma, e sem dúvida se puder, acrescentar o teste ergométrico padrão feito com médico na sala de exame. Assim você terá o perfil dos seus batimentos cardíacos, da sua pressão arterial e de sua respiração, em repouso e durante o exercício intenso (que se assemelha ao da corrida). As características de seu eletrocardiograma que se modifica durante o teste ergométrico, são decisivas para definir se você pode aumentar e como aumentar a intensidade do seu treinamento sem riscos mesmo sendo saudável.


Caso seja portador de alguma doença que não o incapacita participar de corridas de rua, porém que precisa de cuidados lembre-se de conversar com seu médico agora nesses 60 dias antes da prova. A doença mais frequente, a hipertensão arterial deve estar controlada no repouso, como durante o exercício e por isso é fundamental fazer o teste ergométrico usando a medicação para conhecer sua curva de variação de pressão durante o exame, que provavelmente será semelhante durante a corrida de S.Silvestre. O diabético deve usar a mesma estratégia de consulta, eletrocardiograma e do exame ergométrico. Deve ter em mente que cuidados rigorosos da medicação e de qual alimentação e hidratação antes e durante a corrida, lembrando a todos que estaremos no pico do verão. Agora para finalizar, quem tem problemas de coronárias, tratado com angioplastia ou cirurgia ou spo tratamento clinico, é decisivo que seu médico autorize e te oriente claramente sobre os cuidados muito bem detalhados a serem tomados na corrida.


Pequenos sinais e sintomas muitas vezes desprezados podem indicar algo anormal que podem ser aviso de riscos graves. Seu médico pode te esclarecer, porém mesmo quem for só brincar tem que prestar atenção ao que relatamos, pois tudo ainda pode ser feito com calma neste período que antecede a essa bela corrida, e mesmo sendo rara, a notícia de complicação cardíaca tem ocorrido em provas de rua. Aproveite e se prepare com qualidade.


Nabil Ghorayeb


#nabil #nabilghorayeb #nabilghorayebcardiologia #nghorayeb #cardioesporte #cardiologiadoesporte #cardiologiageral #cardiologiapreventiva #cardiologia #medicinadoesporte #medicocardiologista #dantepazzanese #hcor #ipiranga #saopaulo #atividadefisica #esporte #checkup #checkupmedico #coracao #cardiovascular #corrida #corridaderua #atleta #esportista #consultamedica #consultacardiologica #saosilvestre #saopaulo

10 visualizações

Consultório Privado Ipiranga

R. Bom Pastor, n° 1163 - Ipiranga - SP

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 14h às 18:30h

 Tel: (11) 2273-7311

Consultório HCOR

R. Abílio Soares, n°250, 3º andar -  Paraíso - SP

Horário de Atendimento: Terças e Quintas das 12h às 13h30

 Tel: (11) 3053-6611

  • linkedin cardiologista Nabil Ghoraye
  • facebook cardiologista Nabil Ghoraye
  • instagram Nabil Ghorayeb

© 2019 por Nabil Ghorayeb, Criado orgulhosamente por CDC Marketing

WhatsApp_Logo-Transparente.png