A Saúde está precisando de nós

Atualizado: 2 de Dez de 2020

A pandemia do COVID-19 abriu as porteiras da realidade mundial e principalmente brasileira sobre os cuidados para a Saúde da população. Descobrimos que na verdade nós, individualmente e nas nossas famílias, somos os responsáveis pela nossa saúde.


A prevenção sanitária contra a pandemia depende de cada um e isto vemos nas matérias jornalísticas dos últimos dias, que denunciam os ajuntamentos descuidados ou propositais desde praias e bares. Nos parques, os preferidos dos corredores, vemos muitos esportistas sem máscaras ou sem cuidados no uso das mesmas. O resultado é, agora, um aumento de jovens com a virose. Menos gravidade sem dúvida, mas aumentou a possibilidade de idosos que estavam quietos em casa, adquirirem por contaminação vinda de filhos ou netos, a COVID-19.


Como sabemos, essas pessoas mais velhas têm frequentemente comorbidades como hipertensão arterial, doença das coronárias (angina ou infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca, arritmia, diabete e obesidade exatamente as pessoas que tem evolução mais grave dessa virose.


Nesta pandemia houve um enorme descuido dos tratamentos das doenças cardiovasculares crônicas, além do sedentarismo o conhecido fator de risco do século XXI, e do significativo aumento, visível e generalizado da obesidade numa mesma família, acreditem numa média de 5 a 10 kg de peso por pessoas!


Por isso é que somos, direta e indiretamente, culpados pelo aumento das doenças na população em geral, assim sendo temos que reagir de modo muito claro e duro em nossas casas, no trabalho e nos círculos de amizade. Todo mundo deve ser alertado para voltar aos hábitos ativos fisicamente, ao controle calórico e gorduroso das refeições, não mais esquecer de tomar a medicação e voltar a frequentar se

médico das doenças crônicas.


Já dissemos isso e volto a lembrar, os pacientes pioraram das doenças que vinham tratando, adiando por receio do COVID-19 a ida aos consultórios médicos e não foi só nos particulares e convênios, percebemos que pacientes do SUS simplesmente desapareceram ... faltaram nas consultas agendadas com a desculpa que estavam se sentindo bem.


Os profissionais de educação física, assessorias de corridas e as academias e espaços dos condomínios e clubes simplesmente ainda estão sem seus esportistas e atletas praticando seus exercícios regulares.


Vamos lá pessoal, nós vamos fazer a diferença “no boca a boca”, e onde pudermos ser proativos na tão necessária volta aos esportes e atividades físicas em geral.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte

#nabilghorayeb #cardioesporte #cardiologia #cardiologist #cardiologiadoesporte #medicinadoesporte #dantepazzanese#hcor #saopaulo #ipiranga #esporte #checkup #coracao #pandemia


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo-Transparente.png